Saldo FGTS

0
1326

Se você chegou até aqui é porque provavelmente não sabe como consultar o saldo FGTS, certo?! Esse benefício, que faz parte dos direitos destinado aos trabalhadores que atuam em regime CLT, de forma temporária, em áreas rurais ou que são empregados domésticos, sempre gera algumas dúvidas.

E se você deseja esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto, então continue lendo esse artigo até o final e descubra:

  • Como consultar o saldo FGTS;
  • Por que você deve fazer essa consulta ao FGTS;
  • O que é preciso para sacar o FGTS.

Confira!

Como consultar o Saldo FGTS?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível consultar saldo FGTS de diversas maneiras. A mais comum é através dos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal. Para isso, você precisará ter em mãos o seu cartão do cidadão e senha.

Também é possível tirar extrato FGTS utilizando o número, que fica disponível na sua carteira de trabalho. Além disso, também é possível utilizar uma das maneiras abaixo

Consulta do Saldo FGTS Via Site

No site da Caixa FGTS, você pode consultar o saldo disponível do seu fundo de garantia. Para isso, é necessário fazer um cadastro rápido e criar uma senha para a internet.

Para isso é necessário seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site Caixa FGTS;
  2. Digite o número do NIS e clique em fazer cadastro;
  3. Leia os termos e condições de utilização da plataforma e clique em Aceito;
  4. Preencha o formulário. Tenha em mãos seu CPF, Título de Eleitor e RG;
  5. Agora, crie uma senha FGTS com no máximo 8 caracteres, sendo apenas números e letras;
  6. Uma notificação irá aparecer, mostrando que o seu cadastro foi concluído.

Pronto! Tudo o que você precisa fazer é acessar novamente o site do Caixa FGTS e informar os seus dados de acesso, clicando em OK em seguida. Na aba FGTS você poderá verificar o seu saldo, bem como o histórico de downloads.

Consulta do Saldo FGTS Via Aplicativo

Outra forma de conferir o Saldo FGTS é através do app da Caixa. Ele está disponível para iOS, Android e Windows Phone de forma totalmente gratuita. Você pode acessá-lo depois de fazer o cadastro no site Caixa FGTS (basta seguir o passo a passo anterior).

Você poderá não só verificar o extrato FGTS, como, também:

  • Salvar o histórico de depósitos no seu smartphone ou manda-lo via e-mail;
  • Atualizar o seu endereço;
  • Verificar quais são as agências bancárias da caixa mais perto de você.

Uma das grandes vantagens desse aplicativo é que você poderá verificar o saldo, bem como atualizar as informações cadastrais, de qualquer lugar. Basta ter um smartphone com acesso a internet.

Consulta do Saldo FGTS Via SMS

Você ainda pode verificar o saldo FGTS via SMS. A Caixa Econômica Federal disponibiliza um serviço exclusivo onde você recebe diariamente mensagens sobre a situação da sua conta. Outro diferencial é que você ainda receberá alertas quando houver qualquer movimentação na sua conta.

Para se cadastrar, é necessário acessar o site da Caixa FGTS. Se preferir, também é possível fazer o cadastro via telefone, através do número 0800 726 0101, clicando na opção 3.

Para conseguir fazer o seu cadastro será necessário ter em mãos o número do seu NIS/PIS, RG, CPF e carteira de trabalho.

Essas são as maneiras mais práticas de você verificar o seu saldo FGTS.

Porque consultar saldo FGTS é tão importante?

Verificar o seu saldo FGTS é importante por vários motivos. Um deles é para verificar se o empregador realmente está fazendo os depósitos da forma correta, como manda a lei trabalhista.

Além disso, você também poderá consultar FGTS inativo. Agora, você deve estar se perguntando:

#Mas o que é saldo de conta inativa?

Segundo a lei que rege esse benefício, se o trabalhador fica mais de três anos sem movimentar a conta do fundo de garantia, ele tem direito de sacar o valor que está nela. Essa medida visa evitar que o dinheiro fique parado.

Logo, você também precisa ficar de olho no seu Saldo FGTS para ver se não tem nada a receber. Aproveite para conferir tudo sobre FGTS Inativo clicando neste link.

O que é preciso para fazer Saque FGTS?

Uma vez que você fez a consulta do saldo do fundo de garantia, e se enquadra dentro dos requisitos do benefício, você poderá fazer o saque FGTS. Veja abaixo como retirar o dinheiro do FGTS da sua conta:

Documentação

A primeira coisa que você precisa fazer é separar a documentação necessária para realizar o saque. Você precisará da sua Carteira de Trabalho, CPG número de inscrição no PIS/PASEP e um documento de identificação com foto (RG ou carteira de habilitação)

Dependendo do tipo de situação, outros documentos podem ser exigidos. Por exemplo, caso o beneficiário do fundo de garantia venha a falecer, os familiares podem realizar a retirada, mas é necessário apresentar a certidão de óbito do trabalhador.

Veja se a solicitação de saque foi feita

Para que você possa efetuar o saque FGTS, o seu empregador precisa comunicar a Caixa Econômica Federal sobre a rescisão de contrato, através do canal eletrônico Conectividade Social.

Uma vez que a solicitação seja feita, o trabalhador poderá sacar o seu dinheiro em até 5 dias úteis. Nos outros casos, o próprio contribuinte poderá fazer a solicitação, ou um representante dele.

​Valores para saque

Antes realizar o seu saque, você precisará verificar o saldo FGTS. Isso porque dependendo do valor, você terá que ir a locais diferentes. No caso de fundos de garantia inferiores R$ 1.500,00, você poderá sacar o valor em qualquer Correspondentes Caixa Aqui, casas lotéricas, salas de autoatendimento ou caixas eletrônicos. Nesse caso será necessário apresentar o cartão cidadão.

Os valores maiores que esse precisam ser sacados diretamente na agência da Caixa Econômica Federal. Você poderá, também, pedir para que o valor seja transferido para outra conta. Inclusive, essa é uma maneira mais segura para sacar FGTS.

Agora que você já sabe como consultar o Saldo FGTS, não deixe de ficar de olho no fundo de garantia. Assim, você poderá garantir que o seu benefício está sendo depositado de forma correta.

Gostou dessas informações? Então aproveite para deixar o seu comentário, dúvida ou sugestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here