Como fazer consulta FGTS

0
1528

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício destinado a trabalhadores que atuam em regime CLT, temporários, trabalhadores rurais e empregados domésticos.

Ele tem como objetivo garantir que o contribuinte tenha recursos, caso seja demitido sem justa causa, ou em outras situações específicas como, por exemplo, o financiamento de uma casa.

Esse fundo de recursos é feito com depósitos mensais sob responsabilidade do empregador. A cada mês o patrão precisa depositar um valor equivalente a 8% do salário do funcionário, e 2% no caso de menor aprendiz.

Esse depósito precisa ser feito sempre no dia 7 do mês subsequente ao trabalhado. Apesar de ser uma obrigatoriedade para o empregador, é preciso ficar de olho nos valores depositados.

É por isso que você precisa fazer a consulta FGTS de forma regular. Consultando, ficará mais fácil saber se os depósitos estão ocorrendo da forma como deve ser e qual o saldo total que você tem em conta.

Além disso, esse tipo de procedimento também é importante para quem deseja utilizar o fundo de garantir como entrada para um imóvel. Afinal, você precisa saber quanto tem disponível para a aquisição.

A consulta FGST pode ser feita em qualquer agência bancária da Caixa, que é o banco responsável pelo gerenciamento do benefício. Para isso, você precisa ter em mãos o seu Cartão do Cidadão e senha, ou, o número do PIS.

Também é possível tirar extrato FGTS de outras maneiras. Leia esse artigo até o final para saber mais sobre os procedimentos disponíveis para o trabalhador.

Porque é importante fazer consulta FGTS?

Muitas pessoas trabalham obedecendo os pré-requisitos exigidos pelo fundo de garantia, mas nunca consultam o saldo de suas contas, o que é um erro, pois é através das consultas ao FGTS que você poderá verificar se todos os depósitos estão sendo feitos corretamente.

O depósito do FGTS é uma obrigação do empregador. Se verificar que o seu patrão não está depositando o seu fundo de garantia, é necessário entrar em contato com o Ministério do Trabalho para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Além disso, a consulta FGTS também é importante para quem já não tem movimentações na conta há mais de 3 anos. Isso porque, após esse período você tem direito a sacar o valor que está parado.

Fazendo o cadastro na Caixa para consulta FGTS

Uma das maneiras mais fáceis de consultar o fundo de garantia é a através do site Caixa FGTS. Nele, é possível verificar desde o saldo total, até o histórico de depósitos feitos pelo empregador.

Para conseguir ter acesso a essa plataforma, é necessário fazer um cadastro nela, bem como criar uma senha FGTS. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Primeiramente, você precisará acessar o site Caixa FGTS através desse link;
  2. Na pagina inicial, você terá que informar o número do seu NIS/PIS. Essa informação está disponível em extratos anteriores do FGTS ou então na carteira de trabalho e também no cartão cidadão;
  3. Em seguida, clique no comando Cadastrar Senha;
  4. Feito isso, você será encaminhado para uma nova janela com os termos do Contrato referente a Prestação de Serviço ao Cidadão e as informações de uso da plataforma. Leia com atenção todas as informações e seguida clique em aceitar;
  5. Você será novamente para outra página, onde deverá preencher um formulário com seus dados pessoais;
  6. Uma vez que você preencha todos os dados solicitados, clique em prosseguir.
  7. Agora você deve criar uma senha FGTS. Ela precisa ser colocada nos dois campos obrigatórios. É importante ressaltar que a sua senha FGTS precisa obedecer alguns pré-requisitos. Ela deve ter no máximo 8 caracteres e ser composta por números e letras (maiúsculas ou minúsculas);
  8. Assim que você preencher o campo de senha FGTS clique no botão Confirmar.

Pronto! Agora você já está cadastrado no site Caixa FGTS. É muito importante que você guarde os seus dados de acesso com segurança. Você os usará para se logar tanto no site como no aplicativo Caixa FGTS.

Nunca compartilhe essas informações com desconhecidos, até mesmo para garantir a segurança da sua conta.

Passo a passo para consultar o fundo de garantia

Agora que você já tem o seu cadastro no site Caixa FGTS, com ele é possível realizar consultas na plataforma. Para isso, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Você vai precisar acessar novamente o site Caixa FGTS através desse link;
  2. Digite o número do seu NIS e senha FGTS para internet que foi criada anteriormente;
  3. Clique em OK;
  4. Você será redirecionado para uma nova página onde poderá ver o seu saldo total bem como o extrato FGTS;
  5. Par verificar as informações de depósito e saldo, na aba FGTS, clique na opção Extrato.

Agora você poderá verificar todas as informações de movimentações na sua conta do fundo de garantia.

Muitos contribuintes acabam não sabendo o que significam alguns termos em suas contas, então, vamos explicar aqui os dois mais presentes no extrato:

  • 115-DEPOSITO MÊS/ANO

Esse tipo de nomenclatura é utilizada para identificar os depósitos mensais em conta que precisam ser feitos pelo empregador. Lembre-se que o valor de cada depósito precisa equivaler a 8% do seu salário

  • CREDITO DE JAM INDICE

Esse termo é referente a atualização monetária mensal bem como os juros gerados na sua conta. O fundo de garantia tem uma atualização de 3% de juros ao ano, o que é um rendimento parecido com alguns outros investimentos.

Usando o aplicativo da Caixa para tirar Extrato FGTS

Outra forma de se manter sempre informado sobre o fundo de garantia é fazer consulta FGTS no aplicativo disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Ele está disponível de forma gratuita para dispositivos iOS, Android e Windows Phone.

Para usar essa solução você precisa seguir os passos abaixo:

  1. Acesse a app store do seu smartphone e procure pelo aplicativo Caixa FGTS;
  2. Faça o download e instale o aplicativo;
  3. Abra o app no seu smartphone e digite o seu número do NIS (PIS/Pasep) bem como a sua senha FGTS. Você pode usar tanto a senha para internet (que nós ensinamos a fazer anteriormente) como a do seu cartão do cidadão;
  4. Agora você precisará fazer a atualização do seu endereço. Para isso, toque no menu do app, que fica localizado no canto superior esquerdo do seu smartphone;
  5. Em seguida, toque na opção “Atualizar endereço”;
  6. Você precisará informar o seu CEP e depois tocar em “salvar endereço”;
  7. Agora você precisará refazer o seu login, usando o número do NIS (Pis Pasep) e a senha FGTS.

Agora você poderá acessar todas as informações de consulta FGTS. O grande diferencial do aplicativo é que você poderá conferir o seu saldo FGTS e extrato em qualquer lugar, desde que você tenha acesso a internet.

Além disso, o aplicativo também poderá te informar qual a agência bancária da Caixa Econômica Federal mais próxima, caso você precise sacar o dinheiro ou realizar outros serviços.

Receba atualizações do seu fundo de garantia por SMS

Outra forma de fazer consulta FGTS é através do serviço de SMS da Caixa Econômica Federal, que é gratuito. Na verdade, essa alternativa te informa sobre todas as movimentações feitas na conta, além de mandas mensagens diárias sobre o saldo do fundo de garantia.

Para se cadastrar é bem fácil. Você pode acessar o site da Caixa FGTS através desse link, ou, se preferir, ligar para o número 0800 726 0207 e utilizar a opção número 3. Importante, em ambos os casos tenha em mãos o seu cartão do cidadão ou carteira de trabalho. Isso porque, será solicitado o número do NIS, bem como a senha de utilização.

A partir do momento que você fizer o seu cadastro, você passará a receber alertas via mensagem sobre todas as movimentações da sua conta.

Posso fazer consulta FGTS no caixa eletrônico?

Sim! Você também pode fazer a consulta FGTS nos caixas eletrônicos da rede Caixa. O ideal é sempre fazer em um terminal de autoatendimento de uma unidade bancária, para ter mais segurança. Evite fazer esse tipo de procedimento em terminais em supermercados, postos de gasolina e outros locais do gênero.

Para fazer essa consulta, você precisará ter em mãos o seu cartão do cidadão, juntamente com a senha dele. Outra forma de consultar é usando o número do NIS/PIS, que está presente na carteira de trabalho.

Você poderá verificar toda as movimentações na conta, e até mesmo solicitar a emissão de comprovante detalhado dos valores disponíveis.

Agora que você já sabe como fazer a consulta FGTS de diferentes maneiras, não deixe de ficar de olho na sua conta. Esse benefício é um direito seu por lei!

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre o fundo de garantia? Então aproveite para conferir outras postagens do site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here