Extrato FGTS

0
1323

Você retira o extrato FGTS com frequência? Saiba que esse hábito é importante para qualquer trabalhador que se enquadre nos requisitos para receber o benefício. É através desse processo, que você poderá verificar se todos os depósitos estão sendo feitos de forma correta por seu empregador, e quanto já possui de saldo total disponível para saque.

Todos os meses o empregador precisa depositar um valor equivalente a 8% do salário do funcionário. Esse fundo funciona como uma espécie de seguro para o contribuinte. Isso porque, não é possível fazer o saque FGTS a qualquer momento, apenas em algumas situações especificas.

Nesse artigo você saberá como fazer o seu cadastro no site Caixa FGTS, para retirar os extratos do fundo de garantia. Confira!!!

Como criar senha FGTS para consultar saldo?

Para conseguir verificar o extrato do FGTS, é necessário se cadastrar no site da Caixa, bem como criar uma senha FGTS. O processo é feito pela internet e leva alguns minutos apenas. Confira abaixo o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da Caixa FGTS através desse link;
  2. Agora você precisará informar o número do seu NIS. Ele se encontra na sua carteira de trabalho. Também é possível ver essa informação no cartão do cidadão ou em outros extratos FGTS;
  3. Clique em cadastrar senha;
  4. Você será redirecionado para uma tela com o regulamento de utilização da plataforma. Leia todas as informações com calma e então clique em “aceito”;
  5. Uma nova janela irá se abrir com um formulário onde você deverá preencher seus dados pessoais. Tenha em mãos seu RG, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitos, pois alguns dados desses documentos serão solicitados;
  6. Agora você irá criar a senha FGTS. Ela pode ter no máximo 8 caracteres, e precisa ser composta por letras (maiúsculas ou minúsculas) e números. Clique em confirmar;
  7. Uma notificação irá aparecer na tela informando que você realizou o cadastro da senha FGTS.

Pronto! Agora que você fez o seu cadastro, será possível consultar FGTS da Caixa, e ficar por dentro de todas as movimentações da sua conta do fundo de garantia.

Quais as formas de tirar extrato FGTS?

Visando dar mais comodidade para os contribuintes, a Caixa Econômica Federal criou várias formas de você tirar o Extrato FGTS. Assim, você sempre poderá se manter atualizado sobre esse benefício. Confira abaixo algumas delas:

  • Terminal de autoatendimento Caixa

Uma das maneiras de você consultar saldo FGTS é diretamente nos caixas eletrônicos das agências bancárias da Caixa. Para isso, você precisará ter em mãos o seu cartão cidadão e senha. Também é possível usar o número do PIS.

  • SMS

Outra forma de ter o extrato FGTS é através do serviço de SMS da Caixa Econômica Federal. Com ele, você receberá alertas sempre que algum depósito for feito na conta do fundo de garantia.

Ele é totalmente gratuito, basta você fazer o seu cadastro através do site Caixa FGTS, ou do telefone 0800 726 0207.

  • Site Caixa FGTS

Você também pode consultar FGTS Caixa através do site do banco. Para isso, é necessário acessar esse link, e informar o seu número do NIS, e a senha FGTS. Em seguida clique em OK.

Caso você ainda não tenha a sua senha basta criar uma senha seguindo os passos dados no tópico anterior desse post.

  • Aplicativo Caixa FGTS

Ainda existe o aplicativo Caixa FGTS onde você poderá consultar o extrato do fundo de garantia. O bacana é que com ele você poderá acessar os dados de qualquer lugar e a qualquer hora, basta ter um dispositivo conectado a internet.

Ele te informará não só sobre o saldo disponível em conta, mas, também, as agências bancárias da caixa mais próximas de você. Basta abrir a app store do seu smartphone e procurar por Caixa FGTS.

Faça o download e instale o programa no seu aparelho e pronto. Agora você tem uma série de serviços na palma da sua mão.

Porque consultar FGTS Caixa é importante?

Consultar FGTS Caixa é importante por alguns motivos. Começando pelo fato de que você terá uma garantia maior de que o seu empregador está depositando todos os valores conforme manda a lei trabalhista.

Além disso, esse procedimento também permite que você verifique se existe alguma conta inativa. O Governo Liberou o uso dos valores de várias contas do gênero para movimentar a economia do país.

Com o extrato FGTS, você também poderá verificar o saldo total da conta, para avaliar se é possível utilizar os valores, por exemplo, como entrada no financiamento de um imóvel. Vários programas habitacionais tem aderido a essa modalidade, como o Minha Casa Minha Vida.

Dessa forma, o contribuinte terá mais facilidade para finalmente conquistar o sonho de ter um lar para chamar de seu. Por isso não deixe de consultar FGTS Caixa.

Quando é possível fazer saque FGTS?

Uma das dúvidas mais frequentes sobre esse benefício é quando o saque FGTS pode ser efetuado. Existem algumas situações especificas onde o contribuinte pode fazer uso dos valores em conta. São elas:

  • Quitação de parcelas de consórcio;
  • Ao se aposentar;
  • Como entrada para adquirir a casa própria;
  • Quando o trabalhador foi demitido sem justa causa;
  • Falecimento do patrão;
  • Falência ou fechamento da empresa;
  • Encerramento do prazo de contrato de trabalho (para funcionários temporários);
  • No caso do trabalhador avulso, se ele não exercer atividade remunerada por 90 dias ou mais;
  • Ter 70 anos de idade ou mais;
  • Caso o trabalhador venha a falecer os familiares podem sacar também;
  • Doença grave ou estágio terminal no trabalhador, cônjuge ou filho;
  • Rescisão por motivo de força maior;
  • Caso haja necessidade pessoal decorrente de catástrofes como inundações e chuvas, que tenham atingido a residência do contribuinte, bem como situação de calamidade pública reconhecida via portaria do Governo Federal;
  • Se a conta ficar sem qualquer depósito por mais de três anos consecutivos.

Em todas as situações listadas acima, o trabalhador poderá solicitar o saque FGTS.

Sempre retire o seu extrato FGTS. Essa é a melhor forma de ficar de olho no seu fundo de garantia. Com ele você saberá exatamente quanto tem na sua conta, bem como se os valores estão sendo depositados de forma correta.

Gostou desse post? Então não se esqueça de deixar o seu comentário.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here