Consultar FGTS inativo: Saiba como agora!

0
1359

Você sabe como consultar FGTS inativo? Apesar de muitas pessoas terem direito a esse benefício, poucas realmente sabem como fazer a consulta ou se tem algum valor a receber, fazendo assim, com que a maioria delas acabe entrando para a estatística de pessoas com o FGTS inativo.

E você, sabe o que é o FGTS Caixa Econômica Federal inativo?

Esse é o fundo de garantia disponibilizado em uma conta de vínculo empregatício que não está mais ativa.

Ou seja, de algum emprego antigo, no qual você não realizou o saque dos valores que lhe eram devidos.

O saque dessas contas foi estabelecido pelo Governo Federal, em 22 de dezembro de 2016 com o objetivo de estimular a economia no Brasil.

Basicamente, o presidente autorizou que todos os valores do FGTS, relacionados a rescisões até a data de 31 de dezembro de 2015, fossem liberados para os trabalhadores.

Por isso que consultar o FGTS é tão importante. Muitas pessoas têm valores a receber desde 2017 (quando eles foram liberados), só que ainda não foram sacar os recursos disponíveis, principalmente por falta de informação sobre a existência desse fundo ou ainda sobre como fazer a sua consulta ou o seu saque.

Continue lendo esse post e descubra:

  • Quem pode sacar o FGTS inativo;
  • Existe algum limite de valor para sacar o fundo de garantia;
  • Como consultar o FGTS inativo.

Confira!

 

Quem pode sacar o FGTS inativo?

Tem direito a sacar o FGTS inativo qualquer trabalhador que tenha atuado dentro dos requisitos exigidos pelo benefício, até 31 de dezembro de 2015, e que não conseguiu sacar o dinheiro do seu Fundo de Garantia.

Seja porque foi demitido por justa causa ou porque pediu demissão.

Existe algum limite de valor para sacar o fundo de garantia?

Uma dúvida bastante comum em relação ao FGTS é sobre limites de saque. Na verdade, o trabalhador não tem um limite para sacar os valores das contas inativas datadas até 31 de dezembro de 2015.

Ele pode sacar o valor integral disponível.

Contudo, dependendo do valor, os locais onde os trabalhadores podem fazer o saque mudam. Ao Consultar FGTS Inativo, se o valor disponível for inferior a R$ 3.000,00 o trabalhador poderá sacar o valor em qualquer agência bancária, casa lotérica ou terminal de autoatendimento da Caixa Econômica Federal.

Agora, se o total disponível ultrapassar R$ 3.000,00 ele só poderá ser feito em uma Agência da Caixa Econômica Federal.

Inclusive, é recomendado que as pessoas com valores altos de saque, ao invés de retirar o dinheiro em espécie de uma única vez, façam a transferência dele para uma conta corrente.

Desde a liberação os saques para contas inativas, o número de assaltos em frente a agência aumentou. Por isso, prefira sempre transferir o dinheiro e não sacá-lo em espécie.

Quais as formas de consultar FGTS?

Antes de ir até o Banco, sempre é recomendado consultar FGTS inativo. Dessa forma, você saberá exatamente qual o valor que tem a receber, e onde deverá ir para sacá-lo.

Existem várias formas de fazer essa consulta. Confira abaixo algumas delas:

  • Pessoalmente na Agência

Você pode consultar FGTS inativo diretamente nos balcões de atendimento das agências bancárias da Caixa Econômica Federal, bem como nos terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos).

Para isso, é necessário ter em mãos o seu cartão do cidadão e senha FGTS. Se preferir, também é possível usar o PIS para consultar FGTS inativo, juntamente com um documento de identificação com foto (RG ou Carteira de Habilitação).

  • Site da Caixa FGTS

Outra forma de consultar o fundo de garantia inativo é através do site Caixa FGTS. Nesse caso, além de verificar o saldo de contas inativas também é possível retirar o extrato completo do benefício.

Para consultar FGTS inativo, você precisará fazer um cadastro prévio seguindo os passos abaixo:

  1. Primeiro, acesse esse link;
  2. Digite o número do seu NIS/PIS no campo solicitado. Você pode encontra-lo no cartão do cidadão, extratos antigos do FGTS ou na sua carteira de trabalho;
  3. Agora clique em Cadastrar Senha;
  4. Você será redirecionado para outra página, onde terá acesso aos termos do Contrato de Prestação de Serviço ao Cidadão. Leia com atenção e depois clique no botão acesso;
  5. Uma nova janela irá se abrir onde você deverá informar os seguintes dados? Nome completo, Nome da mãe, Data de nascimento, Município de nascimento, CPF, Número de identidade, Número do título de eleitor. Para facilitar o processo tenha em mãos seu Título de Eleitor, RG, CPF e Carteira de Trabalho;
  6. Clique em prosseguir;
  7. Uma nova janela irá se abrir para a criação da senha FGTS. Ele deve ter entre 6 e 8 caracteres, e precisa ser composta por letras e números;
  8. Depois de criar a sua senha clique em prosseguir e aguarde a finalização do processo.

Uma vez que o processo tenha sido finalizado você precisará acessar novamente o site caixa FGTS. Basta ir na aba FGTS e depois selecionar a opção extrato. Você terá acesso a todas as informações das suas contas inativas.

  • Aplicativo FGTS Caixa

Você ainda pode consultar FGTS inativo usando o aplicativo da Caixa Econômica Federal.

Ele foi criado justamente para dar mais praticidade para o trabalhador, que poderá verificar os saldos em conta a qualquer momento.

Ele é totalmente gratuito e está disponível para dispositivos iOS, Android e Windows Phone. Confira abaixo o passo a passo para usá-lo:

  1. Primeiramente, acesse a app store do seu smartphone e busque por Caixa FGTS;
  2. Em seguida, baixe e instale o aplicativo;
  3. Abra o aplicativo e digite o seu NIS (PIS/Pasep) e a sua senha FGTS. Você também pode usar a senha do cartão do cidadão para ter acesso as informações (se quiser criar uma senha de internet é só seguir o tutorial anterior);
  4. O próximo passo será atualizar o seu endereço atual. Mesmo que você ainda more no mesmo lugar essa atualização será necessário. Acesse o menu do Caixa FGTS, tocando no ícone localizado no canto superior esquerdo do seu smartphone;
  5. Agora, localize e toque na alternativa “Atualizar endereço”;
  6. Digite o número do seu CEP (ele pode ser encontrado em contas de luz ou água);
  7. Toque em “salvar endereço”;
  8. Feche o aplicativo e abra novamente;
  9. Fala o login usando seu NIS (Pis Pasep) e a senha FGTS.

Prontinho! Agora você já pode consultar FGTS inativo diretamente do seu smartphone. Não deixe de fazer a consulta e sacar esse dinheiro.

Ele é ideal para que você faça um investimento mais vantajoso para a sua vida financeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here